Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

2º turno: eleitores devem justificar ausência no 2º turno até 9 de janeiro

Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição específica. Cada falta precisa ser justificada




As eleitoras e os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das Eleições 2022 neste domingo (30) e nem justificaram a ausência no dia do pleito têm até 9 de janeiro de 2023 para apresentar a justificativa, segundo o artigo 7º da Lei nº 6.091/1974. A pessoa que tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior também tem igual prazo para se justificar, ou 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Quem não votou no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, e não justificou a ausência no dia da votação tem até 1º de dezembro para apresentar a justificativa. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição separada.

A justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo  e-Título, da Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas  Google Play (Android) e App Store (iOS).

Também poderá ser enviada pelo Sistema Justifica ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) – pós-eleição à zona eleitoral competente. O eleitor faltoso precisará apresentar a documentação que comprove o motivo pelo qual ficou impossibilitado de comparecer ao pleito. Caberá à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título analisar a justificativa apresentada.

Sistema Justifica

O Sistema Justifica é uma ferramenta que possibilita a apresentação do RJE pós-eleição pela internet. No sistema, a eleitora ou o eleitor deverá informar os dados pessoais (exatamente como registrados no cadastro eleitoral), o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada.

Desde que corretamente preenchido o requerimento, será gerado um código de protocolo para acompanhamento, e o RJE será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título para análise.

A pessoa será informada da decisão. Acolhida a justificativa, ocorrerá o registro no histórico do título. Se surgir mensagem de erro na tela do sistema, a pessoa deve entrar em contato com a zona eleitoral competente para ser orientada. 

Multa

Quem não justificar a ausência nas Eleições 2022 pagará multa referente a cada turno, se for o caso, no mínimo de 3% e no máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo (R$ 35,13), podendo ser decuplicado em razão da situação econômica do eleitor ou da eleitora, conforme a Resolução TSE nº 23.659/2021.

Os eleitores faltosos que não justificarem dentro do prazo ficam impossibilitados de: emitir documentos como carteira de identidade e passaporte; receber salário ou proventos de função em emprego público; prestar concurso público; e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências.

Com informações do TSE

domingo, 30 de outubro de 2022

2º turno: TRE-BA divulga relatórios da totalização na Bahia


Confira os relatórios de totalização na Bahia - Eleições Gerais 2022 (2º turno)


TRE-BA terá expediente suspenso nesta segunda-feira (31/10)

Em razão dos feriados de Todos os Santos e Finados , o Eleitoral baiano também interromperá as atividades nestas terça e quarta (1º e 2/11); expediente será retomado na quinta-feira (3/11)

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) terá ponto facultativo nesta segunda-feira (31/10). A suspensão do expediente nas secretarias e cartórios eleitorais do estado segue a Portaria Nº 778, de 4 de outubro de 2022, assinada pelo presidente do órgão, desembargador Roberto Maynard Frank. 


Em razão dos feriados de Todos os Santos (Lei n.º 5.010/1966) e Finados (Lei n.º 10.607/2002), o Eleitoral baiano também interromperá as atividades nestas terça e quarta-feira (1º e 2/11), conforme Portaria Nº485/2021. O expediente será retomado normalmente na quinta-feira (3/11). 


Plantão 


A Assessoria de Comunicação do TRE-BA estará de plantão nesta segunda-feira (31/10). O atendimento à imprensa ocorrerá por meio do telefone 71 3373-7100 e e-mail oficial.treba@gmail.com. 


2º turno: TRE-BA conclui apuração no estado


Totalização das urnas foi concluída às 21h48; eleitores baianos elegeram Jerônimo Rodrigues novo governador do estado  

 

Mais de 8 milhões de eleitores baianos compareceram às urnas neste domingo (30/10), 2º turno das Eleições Gerais, para eleger governador e presidente da República. No estado, a definição ocorreu por volta das 19h30, quando - com 96,34% das urnas eletrônicas apuradas - Jerônimo Rodrigues foi definido matematicamente governador eleito. O candidato disputou o 2º turno do pleito com o ACM Neto. A totalização no estado foi concluída às 21h48. 

Conforme dados da Justiça Eleitoral, dos 8.206.962 dos votos válidos, 4.480.464 (52,79%) foram para Jerônimo Rodrigues e 4.007.023 (47,21%) para ACM Neto. Dos eleitores que compareceram às urnas 113.101 (1,26%) votaram em branco e 363.656 (4,06%) votaram nulo para o cargo de governador. Na Bahia, 20,39% dos eleitores se abstiveram da votação. 

1º turno

Quarto maior colégio eleitoral do país, com mais de 11 milhões de eleitores aptos, o estado elegeu no 1º turno das Eleições Gerais, realizado em 2 de outubro, o senador Otto Alencar (PSD), além de 39 deputados federais e 63 deputados estaduais. O resultado completo das Eleições Gerais 2022 poderá ser consultado pelo aplicativo Resultados. A ferramenta está disponível na App Store e na Google Play e também na versão para navegadores de internet.

Presidência

A disputa para a Presidência da República foi definida matematicamente por volta das 20h. Na Bahia, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 6.097.815 (72,12%) dos votos, enquanto o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), computou 2.357.028 (27,88%).

Jerônimo Rodrigues é eleito governador da Bahia

No 2º turno, o candidato da coligação Pela Bahia, Pelo Brasil, até as 19h33 deste domingo (30), havia recebido 52,54% dos votos válidos


Com 96,39% das urnas apuradas, às 19h33 deste domingo (30), o indígena Jerônimo Rodrigues (PT) venceu ACM Neto (União) e foi eleito governador da Bahia. Ele quase venceu no primeiro turno, quando recebeu 49,45% dos votos válidos. Já na segunda etapa, venceu a disputa ao ter obtido, até aquele momento, 4.300.989 votos (52,54% dos votos válidos), contra 3.893.161 votos (47,46% dos válidos) do adversário.

Foram registrados 8.206.962 votos válidos. O total de votos em branco foi de 109.759 (1,27%), e os votos nulos contabilizaram 351.010 (4,05%). O índice de abstenção foi de 20,39%.

Jerônimo Rodrigues

Jerônimo Rodrigues é indígena, natural de Aiquara (BA) e tem 57 anos. Atua como engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Já ocupou o cargo de assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretário nacional do Desenvolvimento Territorial, secretário executivo do Programa Pró Territórios/Cumbre Ibero Americana, assessor especial do ministro do Desenvolvimento Agrário e secretário estadual de Educação da Bahia.

Foi eleito governador do estado pela coligação Pela Bahia, Pelo Brasil (Federação Brasil da Esperança – FE Brasil/PSB/PSD/Avante/MDB). Seu vice é o atual vereador de Salvador Geraldo Júnior.

TSE

2º turno: presidente do TRE-BA destaca tranquilidade do pleito no estado

Presidente do Eleitoral baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, recebeu a imprensa após encerramento oficial da votação


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Roberto Maynard Frank, considerou a realização do 2º turno das Eleições Gerais no estado como exitosa. Durante coletiva de imprensa, concedida logo após o encerramento oficial da votação, o gestor do TRE baiano destacou a atuação do Núcleo de Acompanhamento da Eleição e da Totalização, criado especialmente para os trabalhos deste domingo (30/10), a segurança do pleito, os trabalhos de totalização dos votos e a tranquilidade registrada nos locais de votação. 


Na avaliação do presidente, o pleito transcorreu de forma harmônica. “Além do fato do 2º turno ter um menor número de candidatos a serem escolhidos, o que - naturalmente - acelera o processo, o TRE da Bahia contou, novamente, com apoio dos seus abnegados servidores. Também empreendemos uma série de medidas para chegarmos com mais tranquilidade a este dia, a exemplo do novo treinamento aos mesários. Outrossim, criamos o Núcleo de Acompanhamento da Eleição e da Totalização, composto por mais de 50 servidores do Regional que atuaram no monitoramento das atividades do pleito, conjuntamente, a fim de dar resposta mais célere a todas as demandas oriundas aos cartórios eleitorais”, afirmou.    

Na ocasião, o desembargador enalteceu também o plantão realizado pelo Núcleo de Atendimento Virtual aos Eleitores (NAVE). “Somente neste domingo foram quase 600 atendimentos. Dez mil acessos pelo WhatsApp da nossa inteligência artificial - Maia, que respondeu às solicitações e dúvidas emanadas do eleitorado baiano”, disse.  

Sobre as ocorrências registradas durante o pleito, o presidente reafirmou o compromisso da Justiça Eleitoral em garantir o direito fundamental do eleitorado de poder votar e, do mesmo modo, o direito àqueles que almejavam ser votados. 

Confira entrevista na íntegra     

Ascom TRE-BA; HS

2º turno: TRE-BA substituiu 179 urnas durante o pleito

Número é menos de 0,5% das urnas das mais de 38 mil urnas que foram preparadas para o pleito deste domingo (30/10)

 

Das mais de 38 mil urnas eletrônicas preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para o 2º turno das Eleições Gerais, realizado neste domingo (30/10), 179 precisaram de substituição nas seções do estado. O número representa menos de 0,5% das urnas do estado. Na capital, Salvador, cinco substituições precisaram ser realizadas pelos técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI). O dado foi informado pelo Eleitoral baiano após o encerramento da votação.  


O maior número de substituições foi no município de Porto Seguro, onde 16 equipamentos precisaram ser trocados durante a realização do pleito. Além de Salvador e Porto Seguro, as substituições ocorreram em outras 84 cidades. 


Fim da votação: saiba o resultado da sua seção eleitoral com o Boletim na Mão

Com um simples aplicativo de celular, você pode fazer a conferência dos resultados de uma seção e compará-los com os dados divulgados pelo TSE

O aplicativo Boletim na Mão, da Justiça Eleitoral, permite que qualquer pessoa faça a conferência dos votos das seções eleitorais por meio da leitura do QR Code disponível em cada Boletim de Urna (BU). Assim, eleitoras e eleitores têm acesso rápido e digitalizado aos conteúdos dos BUs impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção. Desde às 17h, horário de Brasília, a votação foi oficialmente encerrada no país. 

O app pode ser baixado no celular gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Assim, mesárias e mesários, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores de todo o país podem constatar a lisura das eleições ao realizar a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na internet pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a votação.

As informações coletadas podem ser comparadas com os dados disponibilizados na internet no mesmo dia da votação, por meio do app Resultados, mais um aplicativo da Justiça Eleitoral que pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store.

Os resultados do segundo turno das Eleições 2022 para governador ou presidente da República também podem ser conferidos na página disponível no Portal do TSE. Além disso, é possível ter acesso aos dados das eleições suplementares para prefeito que acontecem também neste domingo (30) em oito municípios.

Como usar o aplicativo

Com o Boletim na Mão instalado, use a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code existente no BU. O app guardará a imagem gerada, com todos os números registrados naquele BU, automaticamente no aparelho. Será possível ainda compartilhar os BUs lidos com outras pessoas por diversas plataformas.

Para realizar a leitura do QR Code impresso no Boletim de Urna não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão poderá obter cópia de quantos boletins quiser, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.

Atualizações 

Lançado em 2016, o app Boletim na Mão recebe atualizações para cada pleito. A versão deste ano conta com o aprimoramento de critérios de usabilidade, a fim de proporcionar melhor experiência à eleitora e ao eleitor, e de ordem tecnológica, para garantir maior segurança.

O app é um instrumento que contribui para aumentar ainda mais a transparência das eleições, já que, com essa cópia digital, é possível comparar os Boletins de Urna das seções com os que foram totalizados e divulgados pelo TSE.

Com informações do TSE

4º Boletim: TRE-BA substitui 134 urnas no estado

Ocorrências estão sendo atendidas durante este 2º turno e seguem dentro da normalidade; mais de 38 mil urnas foram preparadas para o pleito deste domingo (30/10)



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa a substituição de 134 urnas eletrônicas no estado durante a realização deste 2º turno das Eleições Gerais. Conforme o Regional, mais de 38 mil urnas foram preparadas para o pleito. As trocas ocorreram em 72 cidades, incluindo a capital, onde permanece o número de dois equipamentos substituídos. 


Em Porto Seguro, município com o maior número de ocorrências atendidas pelos técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI)  até o momento, 16 equipamentos precisaram de substituição.


3º Boletim: TRE-BA substitui 101 urnas em todo o estado

De acordo com o Eleitoral baiano, ocorrências atendidas durante este 2º turno seguem dentro da normalidade; mais de 38 mil urnas foram preparadas para o pleito deste domingo (30/10)





O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulga, às 14h, o terceiro boletim de ocorrência do 2º turno das Eleições Gerais, que acontece neste domingo (30). Até o momento, 101 urnas foram substituídas, de um total de 38 mil urnas preparadas pelo Regional baiano para o pleito. As trocas ocorreram em 53 cidades, incluindo a capital, onde o TRE baiano substituiu dois equipamentos.

Porto Seguro é o município com o maior número de ocorrências atendidas pelos técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do TRE-BA. A cidade registrou 12 substituições de urnas. Em seguida, vem as cidades de Entre Rios, Jacobina, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus e Serra Dourada, todas com quatro substituições, cada.

As demais ocorrências foram realizadas nas cidades de Alagoinhas (3), Aracatu (1), Baianópolis (1), Barra do Rocha (1), Boninal (1), Brejolândia (1), Brumado (1), Buerarema (1), Cachoeira (3), Camamu (1), Central (2), Conceição do Coité (1), Curaçá (1), Feira de Santana (1), Guanambi (1), Iraquara (2), Itaberaba (1), Itiruçu (2), Jacaraci (2), Jaguaquara (1), Jequié (2), Jeremoabo (2), Juazeiro (1), Lamarão (1), Macajuba (1), Malhada de Pedras (1), Maracás (1), Nova soure (3), Paramirim (2), Remanso (1), Ribeira do Amparo (1), Rodelas (1), Ruy Barbosa (1), Santa Bárbara (2), Santa Cruz Cabrália (2), São Félix (1), Senhor do Bonfim (2), Serrolândia (1), Tanque Novo (1), Teolândia (1), Tucano (3), Ubatã (1), Varzedo (1), Vereda (1), Vitória da Conquista (2) e Wenceslau Guimarães (3).



2º Boletim: 65 urnas são substituídas no estado

 

TRE-BA realizou a substituição de equipamentos em 42 cidades nas primeiras quatro horas da votação deste domingo (30/10) 

 

Das mais de 38 mil urnas eletrônicas preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para este 2º turno das eleições, 65 precisaram ser substituídas. As trocas ocorreram em 42 cidades, incluindo a capital, onde o TRE baiano substituiu dois equipamentos. O balanço corresponde às primeiras quatro horas da realização do pleito, iniciado às 8h deste domingo (30/10).  


O município com maior número de ocorrências atendidas pelos técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) do TRE-BA é Porto Seguro, onde foram necessárias cinco substituições. Outros quatro registros foram atendidos em Entre Rios. A lista segue com Wenceslau Guimarães, Cachoeira e Tucano, com três substituições, cada.  


As demais substituições foram realizadas nas cidades de Aracatu (1), Baianópolis (1), Brejolândia (1), Brumado (1), Buerarema (1), Camamu (1), Conceição do Coité (1), Curaçá (1), Feira de Santana (1), Guanambi (1), Itiruçu (2), Jacaraci (2), Jacobina (2), Jaguaquara (1), Jequié (2), Jeremoabo (2), Juazeiro (1), Lamarão (1), Macajuba (1), Malhada de Pedras (1), Maracás (1), Paramirim (2), Remanso (1), Ribeira do Pombal (2), Rodelas (1), Ruy Barbosa (1), Santa Bárbara (1), Santo Antônio de Jesus (2), São Félix (1), Senhor do Bonfim (2), Serra Dourada (1), Serrolândia (1), Teolândia (1), Ubatã (1), Varzedo (1) e Vereda (1). 


1º Boletim: TRE-BA substitui 16 urnas no estado

Substituições ocorreram em 12 cidades baianas, incluindo a capital

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa a substituição de urnas eletrônicas em seções eleitorais de 12 municípios do estado, incluindo a capital. Ao todo, 16 equipamentos precisaram ser substituídos. O maior número de trocas foi realizado em Wenceslau Guimarães, onde foram registradas três substituições. 


Porto Seguro realizou substituição em duas seções. O mesmo número foi registrado em Senhor do Bonfim. Na capital, Salvador, uma troca ocorreu em seção do Colégio Estadual Professor Alberto Cerqueira, localizado no bairro de São Caetano, região pertencente à 15ª Zona Eleitoral. 


As demais substituições foram realizadas nas cidades de Remanso, Santa Bárbara, Baianópolis, Varzedo, Santo Antônio de Jesus, Rodelas, Conceição do Coité e Jaguaquara. Cada um dos municípios realizou uma substituição.  


A votação teve início em todo o estado às 8h. Antes da abertura da seção para entrada dos eleitores, os mesários emitiram a zerésima em suas respectivas urnas eletrônicas. O documento comprova a ausência de votos nos equipamentos. Em todo o estado funcionam cerca de 35 mil seções para atender aos mais de 11 milhões eleitores de eleitores. 

TV TRE-BA terá programação especial no 2º turno das eleições

Equipe de comunicação do TRE-BA fará transmissão ao vivo neste domingo (30/10); programação trará orientações aos eleitores e divulgação de boletins com os principais acontecimentos do pleito



Neste domingo, dia 30 de outubro, mais de 11 milhões de pessoas são esperadas na Bahia para votar no 2º turno das eleições gerais. O público poderá acompanhar os principais eventos do Dia E pelo canal oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Youtube. 

Acesse a TV TRE-BA

A transmissão terá início antes da abertura das seções e seguirá durante todo o dia, com orientações aos eleitores e divulgação dos boletins com os principais acontecimentos do pleito nos 417 municípios do estado. 

Durante a programação, será exibida também a movimentação na sede do Regional baiano, além de entrevista com o presidente da Corte, desembargador Roberto Maynard Frank. 

TRE-BA cria Núcleo de Acompanhamento da Eleição e da Totalização

Grupo atuará no monitoramento das atividades do 2º turno das eleições; objetivo é garantir auxílio direto às zonas eleitorais


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instituiu o Núcleo de Acompanhamento da Eleição e da Totalização. Criado especificamente para o 2º turno das Eleições Gerais, o Grupo de Trabalho é composto por mais de 50 servidores do Regional, que deverão atuar no monitoramento das atividades do pleito, de modo a garantir auxílio direto às zonas eleitorais durante todo o domingo de votação.  

O Núcleo foi instituído pela Portaria Nº 842, publicada na última quinta-feira (27/10). De acordo com o documento, o trabalho de monitoramento pretende proporcionar ao Tribunal conhecimento em tempo real da situação da votação na Bahia e, com isso, reduzir o tempo de resposta às demandas das zonas eleitorais. 

Conforme determinação do presidente do TRE baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, o Núcleo atuará sob a supervisão do desembargador eleitoral substituto Marcos Adriano Silva e coordenação de Hercília Boaventura Barros, que é também titular da Secretaria Judiciária do 1º Grau. 

Atendimento 

Durante o dia de votação, cada servidor do suporte acompanhará 5 ou 6 zonas, enquanto os servidores gerentes auxiliarão 7 servidores do suporte. O Núcleo contará ainda com o apoio da equipe urnas da STI. As zonas eleitorais de todo o Estado poderão entrar em contato com o Núcleo pelo ramal direto do servidor do suporte, WhatsApp Business dos gerentes ou e-mail. As orientações e o atendimento das diversas demandas no dia pleito poderão ser tratadas pelo Núcleo, como exemplo, as relacionadas com a votação, fiscalização, funcionamento das urnas, manutenção de serviços e o preenchimento do Ocorre JE.

Ascom TRE-BA

É hoje: 11 milhões de eleitores baianos deverão retornar às urnas

Em todo o estado, cerca de 9 mil locais de votação estão preparados para receber eleitores e eleitoras neste domingo (30/10); pleito acontece das 8h às 17h

Os mais de 11 milhões de eleitores baianos deverão, neste domingo (30/10), retornar às urnas para participar do 2º turno das Eleições Gerais. Em todo o estado, a votação ocorrerá das 8h às 17h, período em que os cidadãos deverão comparecer às suas respectivas seções eleitorais, localizadas em um dos 9.345 locais preparados para o pleito. Abaixo, confira as dicas da Justiça Eleitoral para votar com tranquilidade e segurança:


Quem deve votar?
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos.


Qual o horário de votação?
A votação tem início às 8h e deverá ser encerrada nas seções eleitorais às 17h. Eleitoras e eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido, mesmo com o encerramento do horário.


Quais os documentos necessários?
Para votar, é necessário apresentar apenas um
documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos.
Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - incluindo a CNH digital, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. 
Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá. Mas, atenção: a emissão do documento digital não poderá ser realizada neste domingo (30/10). 


Não votei no 1º turno. Posso votar no 2º?
Pode. Os eleitores que não votaram no 1º turno das eleições deste ano podem votar no 2º turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.


O que é pode ou não pode no dia da votação?
A legislação eleitoral
permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.


Mas é proibida a
propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.
Pode votar de bermuda, regata e chinelo? Sim. A Justiça Eleitoral não proíbe a utilização de nenhum desses itens.


Não cadastrei a biometria. Posso votar?
Sim. Quem está com o cadastro eleitoral regular,
mesmo que não tenha coletado os dados biométricos, poderá votar normalmente nas Eleições 2022.


Posso levar o celular para a cabine de votação?
Não. Após entregar o documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, você
terá de deixar o aparelho de celular desligado, seguindo as orientações do mesário. É proibido entrar na cabine de votação com ele ou com máquina fotográfica, filmadora e equipamentos de radiocomunicação. A medida visa garantir um dos aspectos mais importantes da democracia: o sigilo do voto.


Porte de armas
O novo texto da Resolução TSE nº 23.669/2021 passou a proibir que pessoas portando armas de fogo – sejam elas civis (ainda que tenham porte de arma) ou integrantes das forças de segurança que não estejam em serviço junto à Justiça Eleitoral – se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade geral de policiamento no dia das eleições) forem votar. Também estão proibidos o transporte e a posse de armas pelos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) na véspera, no dia e no pós-eleição.


Qual a ordem de votação?
A ordem de votação na urna será: governador, com dois dígitos; presidente, com dois dígitos.
O
tempinho a mais para conferir os votos antes de confirmar continua valendo no segundo turno. Funciona assim: depois que você registrar o número do candidato, vai aparecer a mensagem “confira o seu voto” na tela parada por um segundo. Enquanto o texto estiver piscando, não adianta apertar qualquer tecla. Só depois de um segundo, você pode apertar “Confirma” ou “Corrige”.  Depois da escolha finalizada, você vai ouvir aquele famoso barulhinho, o “pilili”.


Preciso pedir o comprovante de votação?
Não. O comprovante de votação já faz parte da rotina de atividades dos mesários, que são treinados com antecedência pela Justiça Eleitoral. Vale lembrar que não é o comprovante que garante que o eleitor já votou, e sim o software da urna. O comprovante é apenas um recibo para o eleitor e não para a Justiça Eleitoral.  
No passado, esse comprovante era necessário para regularizar outros tipos de documento, como passaporte. Atualmente, a certidão de quitação eleitoral disponível no Portal do TSE substitui esse comprovante.


Preciso assinar o caderno de votação?
Se você for reconhecido por meio de biometria na urna, não precisa assinar o caderno de votação. Mas, se não houver biometria cadastrada ou não reconhecimento da biometria, você terá que assinar o caderno de votação.


Terminou de votar?
Retorne então à mesa receptora e não se esqueça de pegar o celular e o documento de identificação apresentado. Hora de voltar para casa com a certeza de que fez a sua parte para a democracia.


Como conferir o resultado das eleições?
Para conferir o resultado na sua seção é fácil: é só ficar de olho no
Boletim de Urna (BU), um dos principais instrumentos de transparência das eleições, colocado à disposição da sociedade. Com o BU, conferir o resultado é instantâneo, rápido e simples.
Tradicionalmente afixado na porta da seção eleitoral, nas Eleições Gerais deste ano, ele também estará ao alcance de todo e qualquer interessado na internet logo após o fechamento das urnas, no Portal do TSE.
Nas eleições anteriores, isso acontecia em até três dias depois. Os boletins podem ainda ser acessados pelo aplicativo “BU na Mão”, desenvolvido pela própria Justiça Eleitoral, e disponível gratuitamente para o sistema IOS e Android.


Como faço para acompanhar a apuração?
Isso pode ser feito on-line. Você pode acompanhar a apuração dos votos pelo aplicativo Resultados (baixe
na App Store ou na Google Play), que fez o maior sucesso no primeiro turno, ou na versão da ferramenta na internet. O aplicativo informa, em tempo real, o andamento da apuração e quem foi eleito. Também é possível verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, em branco e nulos; e o número de seções totalizadas.


Acessibilidade 
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha na hora da votação, mesmo que não tenham solicitado antecipadamente à juíza ou ao juiz eleitoral.
A urna tem ainda legenda em Libras para o eleitorado com deficiência auditiva. Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.


Fake news
Não compartilhe mensagens se você não tem absoluta certeza de que seja verdade, independentemente de quem tenha mandado. Por meio da página
“Fato ou Boato” é possível verificar a veracidade das informações. A checagem é realizada pela Justiça Eleitoral e agências parceiras.


Como justificar?
Se você estiver fora de seu município de votação neste 2º turno, deve justificar a ausência às urnas. Lembre-se que isso deve ser feito para todos os turnos a que você não comparecer. A justificativa feita no dia da eleição precisa ocorrer no horário da votação e pode ser solicitada por meio do aplicativo e-Título, ou, excepcionalmente, nos locais de votação, com a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O formulário pode ser baixado no site do TSE.
Caso o eleitor não consiga justificar o voto no dia da eleição, ainda é possível justificar em até 60 dias após cada turno da votação. A justificativa deve ser apresentada até 1º de dezembro de 2022, no caso de ausência no 1º turno, e até 9 de janeiro de 2023 para quem se ausentar no 2º turno.
Clique
aqui e confira tudo sobre a Justificativa Eleitoral.


Vi propaganda eleitoral irregular e outras fraudes. Como denunciar?
Você pode
denunciar crimes relativos à propaganda eleitoral, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos irregulares, por meio do aplicativo Pardal. O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play, bem como em formulário web no Portal do Pardal.


Ascom TRE-BA; com informações do TSE

sábado, 29 de outubro de 2022

2º turno: TRE-BA realiza cerimônia de Emissão do Relatório Zerésima

 

Audiência foi conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, que também preside a Comissão Apuradora das Eleições 2022

 

 

Neste sábado (29/10), data em que antecede o dia da realização do 2º turno das Eleições Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou a cerimônia de Emissão do Relatório Zerésima das Eleições. O procedimento ocorre para comprovar a inexistência de votos computados no Sistema de Gerenciamento de Totalização das Eleições (SISTOT). A cerimônia pública foi conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, que também preside a Comissão Apuradora das Eleições 2022.

Após a impressão do relatório zerésima das eleições na Bahia, o documento foi assinado pelo presidente do TRE-BA. Todo o procedimento foi acompanhado por profissionais da imprensa, partidos políticos e por uma representante da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O momento, conforme o presidente do Regional baiano, serviu para demonstrar ainda mais a lisura do sistema eleitoral. “Esta ocasião serve para que nós possamos imprimir ainda mais a imagem de transparência e efetividade da Justiça Eleitoral. Tornando público que os candidatos não têm nenhum voto registrado no sistema”, afirmou o desembargador Roberto Frank.   

Além disso, o relatório exibiu os dados do eleitorado apto a comparecer às 34.424 seções distribuídas pela Bahia. O procedimento contou também com a presença do diretor-geral do TRE da Bahia, Raimundo Vieira; da titular da Secretaria Judiciária do 1º Grau, Hercília Barros; do secretário da Comissão Apuradora, Bruno Santana; e do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), André Cavalcante.

Ascom TRE-BA; HS

Urnas eletrônicas são distribuídas para seções eleitorais do estado


Neste sábado (29/10), zonas eleitorais deram início ao transporte das mais de 38 mil urnas que deverão chegar aos 9.345 locais de votação do estado

 

 


Zonas eleitorais de todo o estado deram início, neste sábado (29/10), à distribuição das mais de 38 mil urnas eletrônicas que serão usadas no 2º turno das Eleições Gerais. Na capital, os equipamentos partiram do Centro de Apoio Técnico (CAT), em Porto Seco Pirajá, em direção aos 479 locais de votação de Salvador. No interior do estado, o cronograma de distribuição das urnas é definido pelos respectivos juízos eleitorais, tendo como ponto partida os polos de informática ou as sedes dos cartórios.

 

Em Salvador, as urnas foram transportadas em 77 veículos, entre caminhões-bau e vans, cada um deles escoltado por uma viatura da Polícia Militar. Com a mesma logística adotada no 1º turno, três lanchas partiram de Aratu com 27 urnas eletrônicas e outros itens que serão usados no pleito, como as cabines e os cadernos de votação. A força-tarefa vai garantir o direito ao voto de 8.275 eleitores de oito locais de votação, localizados nas ilhas de de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana. 

 

No maior local de votação de Salvador, o Colégio Luiz Viana Filho, em Brotas, as urnas eletrônicas chegaram por volta das 9h45. Desde cedo, 20 coordenadores e dois técnicos já estavam na escola para receber, testar e armazenar os equipamentos pelos quais serão escolhidos o próximo governador e o presidente da República. Quase 27 mil eleitores votam nas 65 seções do Luiz Viana.

 

Ascom TRE-BA; CB

2º turno: sorteio define urnas que passarão por auditoria neste domingo (30/10)

 

Assim como no 1º turno, testes de integridade e de autenticidade serão realizados em 43 urnas eletrônicas do estado


Do mesmo modo como ocorreu no 1º turno das Eleições Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, neste sábado (29/10), a audiência pública para definição das urnas eletrônicas que serão submetidas aos procedimentos de auditoria no dia da votação. A cerimônia foi presidida pelo juiz presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, da 11ª Vara Criminal de Salvador, e ocorreu na Sala de Sessões do TRE-BA, com a presença dos representantes do Ministério Público Eleitoral, dos procuradores Regionais Eleitorais titular e substituto, Fernando Túlio da Silva e Cláudio Alberto Gusmão Cunha, e, ainda, de representantes de órgãos fiscalizadores, advogados e outros cidadãos.

Confira as urnas que passarão por auditoria na Bahia neste 2º turno

Serão submetidas ao teste de integridade 33 urnas, escolhidas mediante sorteio. O procedimento acontecerá neste domingo (30/10), das 8h às 17h, no Prédio Anexo III do TRE-BA, com livre acesso dos órgãos de fiscalização, partidos políticos e cidadãos em geral. Durante o teste, os votos de cédulas preenchidas previamente serão digitados nas urnas das seções sorteadas. No final, é realizada a conferência entre o resultado obtido por meio dos votos em cédula e o resultado da urna eletrônica.

Todo o processo é transmitido em tempo real, pela TV TRE-BA, canal oficial do TRE-BA no YouTube. Além dos órgãos fiscalizadores e cidadãos interessados, o procedimento é acompanhado por 17 auditores contratados pelo Eleitoral baiano por meio de licitação.

Outras duas urnas, pertencentes às seções 261 e 517, da 16ª Zona Eleitoral, com sede em Salvador, foram sorteadas para o “Projeto Piloto com Biometria”. Nessas seções, os testes contarão com a participação de eleitores voluntários, que, após a votação regular nas referidas seções, serão convidados a testar a sua biometria nas urnas submetidas à auditoria.

Cerimônia

Antes do início do sorteio das urnas, realizado na cerimônia deste sábado, foi decidido pela continuidade das exclusões das seções eleitorais instaladas em localidades de difícil acesso, em atendimento a dois requerimentos formulados pelos Juízos das 77ª e 4ª Zonas Eleitorais. Além destas, foi submetida à apreciação a solicitação da 68ª Zona Eleitoral, com sede em Xique-xique, considerada zona crítica, ante os desafios enfrentados em relação à localização de suas seções, muitas instaladas em ilhas do Rio São Francisco ou em serras de difícil acesso. A solicitação para exclusão das seções eleitorais foi aprovada, sem qualquer objeção das entidades fiscalizadoras presentes.

Testes de autenticidade

Além das 33 urnas que serão submetidas à auditoria da votação eletrônica, através do teste de integridade, com ou sem uso da biometria, mais dez urnas foram sorteadas para realização da auditoria para verificação dos sistemas eleitorais. O chamado teste de autenticidade é realizado pelos juízes e juízas eleitorais e acompanhado pelos partidos políticos, Ministério Público e OAB, antes do início da votação, nos locais onde funcionarão as seções eleitorais. Na ocasião, deverão ser conferidos os números de urna, lacres e assinaturas digitais, comparando-se os dados constantes do relatório emitido pela urna com os resumos digitais publicados na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Transporte das urnas

Finalizada a cerimônia de sorteio das seções eleitorais, foi realizada a reunião para definição da logística de transporte das urnas até a sede do TRE-BA. Conforme ocorreu no 1º turno das Eleições, estão sendo utilizadas duas aeronaves, uma delas contratada pelo TRE-BA, e outra cedida pela Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA). O trabalho também conta com a atuação dos integrantes do GRAER – Grupamento Aéreo da PMBA, além de servidores da Justiça Eleitoral que acompanham o deslocamento das urnas.

Dentre as rotas selecionadas para o transporte aéreo, haverá pousos nos municípios baianos de Barreiras, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

Ascom TRE-BA, SR

2º turno: NAVE realiza plantão neste final de semana

Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) atende eleitores neste sábado (29/10), das 7h às 19h, e domingo (30/10), dia do 2º turno das Eleições Gerais, das 6h30 às 17h. 


 

Para garantir o atendimento aos eleitores do estado durante o 2º turno das Eleições Gerais, o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE) realiza plantão neste final de semana, dias 29 e 30 de outubro, pelo número (71) 3373-7000. Neste sábado (29/10), véspera do pleito, o serviço funcionará das 7h às 19h. Já no domingo (30/10), dia da votação, o plantão ocorre das 6h30 às 17h. 

Neste domingo (30/10), além do atendimento telefônico, os eleitores contarão também com serviço presencial, em posto instalado na sede do Eleitoral baiano, localizado na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), Nº. 150, em Salvador. No local, o atendimento obedecerá ao horário do pleito, das 8h às 17h. 

Pelo número (71) 3373-7000, os cidadãos poderão ainda contar com o atendimento virtual, realizado por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, por onde poderão ser obtidas informações e orientações sobre: consulta ao título eleitoral ou local de votação, atendimento ao mesário, denúncias de propaganda irregular e crimes eleitorais; denúncias de desinformação contra as eleições; justificativa de ausência; além do registro de reclamação, elogio e/ou sugestão.  

Ascom TRE-BA