Páginas

sábado, 29 de outubro de 2022

2º turno: sorteio define urnas que passarão por auditoria neste domingo (30/10)

 

Assim como no 1º turno, testes de integridade e de autenticidade serão realizados em 43 urnas eletrônicas do estado


Do mesmo modo como ocorreu no 1º turno das Eleições Gerais, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, neste sábado (29/10), a audiência pública para definição das urnas eletrônicas que serão submetidas aos procedimentos de auditoria no dia da votação. A cerimônia foi presidida pelo juiz presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, José Reginaldo Costa Rodrigues Nogueira, da 11ª Vara Criminal de Salvador, e ocorreu na Sala de Sessões do TRE-BA, com a presença dos representantes do Ministério Público Eleitoral, dos procuradores Regionais Eleitorais titular e substituto, Fernando Túlio da Silva e Cláudio Alberto Gusmão Cunha, e, ainda, de representantes de órgãos fiscalizadores, advogados e outros cidadãos.

Confira as urnas que passarão por auditoria na Bahia neste 2º turno

Serão submetidas ao teste de integridade 33 urnas, escolhidas mediante sorteio. O procedimento acontecerá neste domingo (30/10), das 8h às 17h, no Prédio Anexo III do TRE-BA, com livre acesso dos órgãos de fiscalização, partidos políticos e cidadãos em geral. Durante o teste, os votos de cédulas preenchidas previamente serão digitados nas urnas das seções sorteadas. No final, é realizada a conferência entre o resultado obtido por meio dos votos em cédula e o resultado da urna eletrônica.

Todo o processo é transmitido em tempo real, pela TV TRE-BA, canal oficial do TRE-BA no YouTube. Além dos órgãos fiscalizadores e cidadãos interessados, o procedimento é acompanhado por 17 auditores contratados pelo Eleitoral baiano por meio de licitação.

Outras duas urnas, pertencentes às seções 261 e 517, da 16ª Zona Eleitoral, com sede em Salvador, foram sorteadas para o “Projeto Piloto com Biometria”. Nessas seções, os testes contarão com a participação de eleitores voluntários, que, após a votação regular nas referidas seções, serão convidados a testar a sua biometria nas urnas submetidas à auditoria.

Cerimônia

Antes do início do sorteio das urnas, realizado na cerimônia deste sábado, foi decidido pela continuidade das exclusões das seções eleitorais instaladas em localidades de difícil acesso, em atendimento a dois requerimentos formulados pelos Juízos das 77ª e 4ª Zonas Eleitorais. Além destas, foi submetida à apreciação a solicitação da 68ª Zona Eleitoral, com sede em Xique-xique, considerada zona crítica, ante os desafios enfrentados em relação à localização de suas seções, muitas instaladas em ilhas do Rio São Francisco ou em serras de difícil acesso. A solicitação para exclusão das seções eleitorais foi aprovada, sem qualquer objeção das entidades fiscalizadoras presentes.

Testes de autenticidade

Além das 33 urnas que serão submetidas à auditoria da votação eletrônica, através do teste de integridade, com ou sem uso da biometria, mais dez urnas foram sorteadas para realização da auditoria para verificação dos sistemas eleitorais. O chamado teste de autenticidade é realizado pelos juízes e juízas eleitorais e acompanhado pelos partidos políticos, Ministério Público e OAB, antes do início da votação, nos locais onde funcionarão as seções eleitorais. Na ocasião, deverão ser conferidos os números de urna, lacres e assinaturas digitais, comparando-se os dados constantes do relatório emitido pela urna com os resumos digitais publicados na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Transporte das urnas

Finalizada a cerimônia de sorteio das seções eleitorais, foi realizada a reunião para definição da logística de transporte das urnas até a sede do TRE-BA. Conforme ocorreu no 1º turno das Eleições, estão sendo utilizadas duas aeronaves, uma delas contratada pelo TRE-BA, e outra cedida pela Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA). O trabalho também conta com a atuação dos integrantes do GRAER – Grupamento Aéreo da PMBA, além de servidores da Justiça Eleitoral que acompanham o deslocamento das urnas.

Dentre as rotas selecionadas para o transporte aéreo, haverá pousos nos municípios baianos de Barreiras, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

Ascom TRE-BA, SR

Nenhum comentário:

Postar um comentário