Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2021

GdN homenageia comunidade LGBTQIA+ em edições especiais

Dividido em dois episódios, podcast do TRE-BA lembra o mês do orgulho LGBTQIA+ por meio de entrevistas com a jornalista Carla Bittencourt e com a servidora Joseli Moura


O podcast Giro de Notícias (GdN) do TRE-BA homenageou – em suas duas últimas edições – a comunidade LGBTQIA+. Para a produção das edições especiais, as jornalistas Hellene Silva e Cláudia Cardoso levaram em consideração o mês do orgulho LGBTQIA+, definido como junho. No primeiro episódio, o programa trouxe o conceito e significado da sigla LGBTQIA+, além de uma entrevista com a servidora da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Joseli Moura. Já na segunda edição especial, uma entrevista com a jornalista Carla Bittencourt, autora de uma série especial sobre o tema, divulgada por meio do site do Eleitoral baiano.



Na entrevista, a servidora Joseli expressou satisfação em participar da semana do orgulho do TRE, “pra mim é mais do que uma questão pessoal, por ser bissexual, é a necessidade e desejo de contribuir, ainda que de forma pequena, para a construção de uma nova ordem social, na qual orientação sexual seja compreendida e aceita como uma forma natural da manifestação da essência humana”, disse.

O podcast informa ainda que o TRE da Bahia poderá criar uma comissão de diversidade, igualdade e não discriminação, em razão de uma proposta da Seção de Atenção à Saúde do Tribunal. Com isso, o TRE-BA se tornará mais incisivo ao enfrentamento a lgbtfobia, racismo, intolerância religiosa e machismo. Promovendo a diversidade em vários contextos sociais

Já na segunda edição especial do GdN, a jornalista Carla Bittencourt, autora da série de matérias publicada no site do Eleitoral baiano, relatou o desenvolvimento do projeto, que teve início com a ideia da produção de uma matéria sobre a possibilidade de inclusão do nome social de eleitores e eleitoras transsexuais e travestis no título.

De acordo com Carla, as entrevistas foram realizadas remotamente, por meio do WhatsApp e chamadas telefônicas. Ao GdN, a jornalista conta que foi interessante desenvolver o projeto “as pessoas estavam muito dispostas a falar com naturalidade e firmeza, para que percebam que o Brasil verdadeiro não é a família tradicional que vem sendo divulgada, essas também são pessoas que compõe o Brasil”.

Carla destaca que o papel da comunicação institucional é lembrar a todo tempo o que é de fato o serviço público “se estamos dentro de um Tribunal Eleitoral precisamos falar de representatividade de forma diversa...essas pautas, que por muito tempo foram silenciadas e transformadas em tabus, precisam ser tratadas de formas naturais. Me sinto honrada em trabalhar em um Órgão que me propõe esse tipo de trabalho”.

O Giro de Notícias (GdN) e outros programas produzidos pelo TRE da Bahia em podcast estão disponíveis em plataformas de streaming, como o Spotify e o Anchor.

MF

Nenhum comentário:

Postar um comentário