Páginas

sábado, 1 de outubro de 2022

Estudantes preenchem 9 mil cédulas para auditoria da votação eletrônica

Estudantes voluntários do Senai Cimatec e Sesi  prepararam as cédulas que serão usadas na auditoria deste domingo (2/10)


Estudantes do Senai Cimatec e do Sesi preencheram, de forma voluntária, 9 mil cédulas que serão utilizadas na auditoria da votação eletrônica neste domingo, 2 de outubro. As duas instituições de ensino atuaram como parceiras do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), garantindo que as cédulas estejam prontas para o teste de integridade das urnas eletrônicas, que acontece durante o horário do pleito, das 8h às 17h. Na Bahia, a auditoria ocorrerá na sede do Regional, no CAB.


A atividade voluntária aconteceu nestas quinta (29/9) e sexta-feira (30/9), na sede do Senai Cimatec, com supervisão de servidores da Justiça Eleitoral da Bahia. De acordo com a servidora Gabriela Pontes, da Secretaria Judiciária do 1º Grau, que acompanhou os trabalhos. As cédulas preenchidas foram entregues ao secretário da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Arnaldo Torres, e armazenadas na sede do TRE-BA, sob a responsabilidade da Comissão.

Sobre a auditoria

Na manhã deste sábado (1/10), véspera das eleições, ocorreu a audiência da auditoria, onde foram apresentadas - após indicação e sorteio - as 43 urnas eletrônicas que passarão pelos testes de integridade e autenticidade.

No domingo (2/10), dia da eleição, em ambiente aberto às entidades fiscalizadoras e ao público, as urnas eletrônicas serão ligadas e funcionarão como se estivessem na seção eleitoral de origem. Após a emissão da zerésima, começam as votações, quando as cédulas em papel já preenchidas - com os números correspondentes aos candidatos e candidatas registrados pelos partidos, com votos nulos, de legenda e/ou em branco - serão retiradas das urnas de lona e o voto correspondente é  digitado no computador, usando o sistema de apoio à auditoria de votação, na urna.

A cada registro de voto da cédula no computador, haverá a impressão, em duas vias, do espelho de votação, um dos quais será exibido para a câmera filmadora e proclamado cada voto para, em seguida, ser digitado diretamente na urna eletrônica. O ato se repetirá durante todo o domingo eleitoral, das 8h às 17h, ininterruptamente.

Ao final do dia da eleição, serão impressos os boletins de urna, exatamente como ocorre em todas as seções eleitorais do estado. Os resultados serão comparados com os relatórios da apuração emitidos pelo sistema de apoio à votação e os votos registrados em cada computador auxiliar. 

A auditoria da votação eletrônica é realizada pela Justiça Eleitoral desde 2002. Nunca foi constatada nenhuma divergência nos dados da votação.

Ascom TRE-BA, CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário