Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Dia do pleito: justificativa de ausência poderá ser feita pelo aplicativo e-Título

Justificativa também poderá ser feita em qualquer seção eleitoral, no dia da votação; eleitor deve preencher formulário específico



Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral neste domingo (2/10) poderá fazer a justificativa através do aplicativo e-Título, que pode ser baixado para iOS ou Android. A emissão da versão virtual do título eleitoral poderá ser feita até às 23h59 deste sábado (1°/10). Por meio do app, a justificativa poderá ser feita no domingo, das 8h às 17h, horário da votação. 

Se desejar, o eleitor poderá preencher previamente o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (disponível aqui em formato PDF) e apresentar em uma mesa receptora de votos, de qualquer seção eleitoral do estado. O formulário também pode ser obtido nas unidades de votação. É preciso apresentar o número do título eleitoral e um documento oficial de identificação com fotografia. Não é necessário anexar nenhum tipo de atestado.

O formulário RJE deve ser preenchido com o número de título eleitoral (não aceita CPF). Se tiver dados incorretos, que não permitam a identificação do eleitor ou da eleitora, não será hábil para processamento da justificativa de ausência na eleição. Caso não saiba o número do seu título, consulte através do Autoatendimento do Eleitor

A justificativa é válida somente para o turno ao qual a eleitora ou o eleitor não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.

Vale salientar que a ausência a três eleições consecutivas (cada turno de votação é considerado uma eleição) sem o pagamento das respectivas multas ou a apresentação de justificativas resultará no cancelamento da inscrição, nos termos dos arts. 7º, § 3º, do Código Eleitoral e 130 da Resolução-TSE nº 23.659, de 2021.

Os eleitores que estiverem no exterior também poderão justificar a ausência através do aplicativo e-Título ou nas mesas receptoras de votos. A Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), que atende ao eleitorado brasileiro com domicílio eleitoral fora do Brasil, também pode ser contatada para orientações. 

Ascom TRE-BA; CM

 

Faltam 2 dias: totalização da votação poderá ser acompanhada por meio de aplicativos

Os apps Boletim na Mão e o Resultados podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais 



A Justiça Eleitoral (JE) oferece às eleitoras e aos eleitores, às candidatas e aos candidatos e a toda a sociedade diversos aplicativos que permitem o acompanhamento e a fiscalização, em tempo real, da apuração e da totalização dos resultados das Eleições Gerais. Os apps Boletim na Mão e Resultados podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais da App Store e Google Play.

Por meio do aplicativo Boletim na Mão, qualquer cidadã ou cidadão pode conhecer os resultados apurados nas urnas eletrônicas. O app oferece, de maneira rápida e segura, os conteúdos dos Boletins de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.

O BU é o documento que traz o total dos votos recebidos por cada candidata e candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações.

Já o aplicativo Resultados permite a qualquer pessoa acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil, a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Também informa os nomes das pessoas eleitas e, se for o caso, daquelas que vão disputar o segundo turno.

Com informações do TSE

Eleições Gerais: e-Título só poderá ser emitido até este sábado (1º/10)

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a emissão da versão digital do título eleitoral estará suspensa no domingo (2/10)



Eleitores e eleitoras têm até este sábado (1º/10), véspera do primeiro turno das Eleições Gerais, para baixar o aplicativo e-Título. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a emissão da versão digital do título estará suspensa no domingo (2/10) e somente voltará a ser liberada a partir da segunda-feira, dia 3 de outubro. 

Em funcionamento desde 2018, o aplicativo é gratuito e permite a obtenção da via digital do título de eleitor, além de consultas ao local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, inclusive para votar, desde que atualizado e com foto. O download do e-Título pode ser feito em celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a última segunda-feira (26/9), cerca de 30 milhões de eleitoras e eleitores no Brasil e exterior já haviam ativado o aplicativo e-Título. Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações. Na semana passada, o aplicativo ganhou mais de 2,5 milhões de usuários ativos e se tornou o mais baixado em lojas Andoid e iOS. Na Bahia, mais de 1,8 milhão de cidadãos já fizeram o download

Com informações do TSE

TRE-BA realiza auditoria de integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais

Nesta sexta (30/9), os sistemas Transportador e JE Connect serão verificados nos cartórios; por esses sistemas, a mídia de resultados é transmitida dos locais de votação para o TSE 



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia realiza, nesta sexta (30/9), antevéspera das votações, a audiência de verificação de integridade e autenticidade dos sistemas Transportador e JE Connect. Na cerimônia, serão auditados os programas de transmissão dos Boletins de Urna (BUs) para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

A audiência acontecerá nos cartórios eleitorais a partir das 9h, com exceção da 2ª e da 65ª zonas, onde os juízes acompanharão os trabalhos a partir das 10h e das 14h, respectivamente.  Todo o procedimento tem como previsão legal o artigo 43 da Resolução TSE nº 23. 673/2021.

Ao longo desta semana, todas as zonas eleitorais geraram e testaram os kits do JE Connect, inseminando dois pendrives com o programa de transmissão de dados da Justiça Eleitoral e a mídia chave para acessá-lo. No dia da eleição, após encerramento da votação, os técnicos de transmissão acessam esses sistemas nos computadores das seções, que serão reiniciados para rodar no JE Connect. Em seguida, as mídias de resultados das urnas serão inseridas nas máquinas, já com os sistemas eleitorais. 

Transparência 

A auditoria dos sistemas serve para garantir que tudo o que será processado no dia 2 de outubro esteja íntegro e seja autêntico, explica a chefe de cartório da 2ª ZE, Janiere Paes. De acordo com a servidora, os arquivos disponíveis para teste serão inseridos nos computadores com o JE Connect.  

O teste será feito por meio de dois programas , o VAD – Verificador de Assinatura Digital – e o VAP – Verificador de Autenticação de Programas. Por meio desses sistemas, é possível  detectar se o Transportador e o JE Connect estão íntegros e sem defeitos. Tudo é feito com a presença do juiz eleitoral, que gera uma ata, disponibilizada ao público. 

A auditoria é aberta para a fiscalização de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e de uma série de outras instituições, incluindo as Forças Armadas e universidades credenciadas junto ao TSE.

“Essa verificação é muito importante porque mostra que não há nenhuma manipulação de dados e que os sistemas são seguros”, afirma Janiere. Para a chefe da 2ª ZE, a auditoria também atesta a transparência do sistema eleitoral, aberto a ser fiscalizado inclusive a partir de instrumentos dos próprios fiscais. “Se os partidos políticos quiserem trazer seus programas para o teste, a Justiça Eleitoral está aberta. Fazemos tudo de forma pública e íntegra”. 

Ascom TRE-BA; CB

Eleições Gerais: TRE-BA conclui carga e lacração de urnas

Conforme cronograma, trabalho foi finalizado pelas zonas eleitorais do estado nesta quinta (29/9) 



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) concluiu, nesta quinta-feira (29/9), o procedimento de carga e lacração das urnas que serão utilizadas neste domingo (2/10), primeiro turno das Eleições Gerais. Na capital, a etapa foi concluída na terça-feira (27/9). A atividade consiste na instalação dos sistemas eleitorais e inserção dos dados de eleitores e candidatos nas urnas para a votação. Na sequência, ocorre a lacração dos equipamentos, com a colocação dos lacres físicos nas UE’s.

Em Salvador, o serviço foi realizado no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA, em Porto Seco de Pirajá, onde estão concentradas todas as urnas da capital e região metropolitana. No interior do estado, acontece nos cartórios eleitorais, nos polos de informática ou em outros locais definidos pelos juízes eleitorais.

Interior do estado

Na região de Abaíra, Boninal e Piatã, da 105ª Zona Eleitoral (ZE), o procedimento foi realizado na quarta-feira (28/9). A etapa, regulada pela Resolução nº. 23.673/2021, contou com a presença do Juiz Eleitoral da 105ªZE, Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho; do Promotor de Justiça Eleitoral, Luiz Felipe Reis de Castro; da chefe do cartório, Kleydy Lúcia Novais Almeida; e demais servidores do cartório e técnicos de urna.

O magistrado destacou a importância da preparação dentro do contexto: “Esse procedimento tem relevância idêntica à votação no dia da eleição. Neste ato, os eleitores e as entidades civis têm a oportunidade de verificar a regularidade do funcionamento das urnas, desconstruindo qualquer tipo de notícia falaciosa sobre a credibilidade no processo eletrônico eleitoral brasileiro”, afirmou.

A 105ª ZE possui 141 seções eleitorais e 35.985 eleitores aptos para a votação. Na região, foram preparadas um total de 167 urnas, sendo que 141 serão destinadas aos locais de votação dos municípios e 26 são de contingência. No estado, 38.437 urnas eletrônicas estão prontas para o pleito, sendo 3.840 de contingência.

Conforme cronograma divulgado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), os procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas foram realizados nesta quinta (29/9) nas regiões de: Barreiras, Brumado, Santana, Santa Terezinha, Andaraí, Camacã, São Felipe, Jacobina, Juazeiro, Macaúbas e Santa Maria da Vitória.  

Ascom TRE-BA, com informações da 105ª ZE

Eleições Gerais: comprovante de vacinação não será exigido

Protocolo sanitário definido pelo TRE baiano não prevê exigência de comprovante de vacinação para acessar as cabines de votação neste domingo (2/10), primeiro turno do pleito 



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) esclarece que não será exigido comprovante de vacinação durante a realização do pleito deste domingo (2/10). De acordo com o Regional baiano, será seguido o decreto do Governo do Estado, que considera a diminuição na curva dos casos de contaminação por coronavírus.

Confira as orientações do TRE-BA sobre protocolos sanitários no dia da votação

O TRE da Bahia ressalta que todas as informações relativas à Justiça Eleitoral no estado devem ser consultadas por meio do site oficial do órgão: www.tre-ba.jus.br 

Eleições 2022: horário eleitoral gratuito termina nesta quinta (29/9)

Em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito será transmitido de 7 a 28 de outubro. 



Termina nesta quinta-feira (29) o horário gratuito da propaganda eleitoral no primeiro turno das Eleições 2022. Os programas de rádio e TV de candidatas e candidatos começaram a ser exibidos dia 26 de agosto. Em caso de segundo turno, o horário eleitoral gratuito será transmitido de 7 a 28 de outubro.

De acordo com a legislação, a propaganda gratuita deve ser veiculada nas emissoras de rádio e televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado Federal, pela Câmara dos Deputados, pelas Assembleias Legislativas, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e pelas Câmaras Municipais.

Conteúdo não pode degradar candidatos

A Resolução TSE nº 23.610, que trata do tema, não permite cortes instantâneos e nenhum tipo de censura prévia na propaganda eleitoral. A norma também proíbe a exibição de propaganda que possa degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos.

Durante o horário eleitoral, o tempo foi dividido em partes iguais para uso das campanhas de cargos majoritários, proporcionais e das legendas partidárias ou que integraram federação ou coligação.

Acessibilidade

Nos programas do horário eleitoral, devem ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, sob a responsabilidade dos partidos, federações e coligações.

Comícios e debates

Hoje também é o último dia para candidatas e candidatos realizarem reuniões públicas ou comícios e utilizarem carro de som.

Termina nesta quinta também o prazo para a realização de debate em rádio e televisão. No caso de debates, a legislação permite que o horário seja extrapolado em até 7h (sete horas).

Com informações do TSE

Faltam 3 dias: Justiça Eleitoral garante acessibilidade na votação

Além do atendimento prioritário no momento da votação, recursos da urna eletrônica facilitam o voto das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida 



Com o intuito de garantir a participação de todos nas Eleições Gerais, a Justiça Eleitoral dispõe de diversos recursos que promovem a acessibilidade no momento da votação. Dos mais de 11 milhões de eleitores baianos aptos ao voto, 62.772 declararam algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida ao TRE baiano. Para receber com mais segurança e comodidade esses cidadãos e cidadãs, quase 21 mil seções eleitorais com acessibilidade estarão disponíveis no pleito do próximo domingo (2/10).

Além das seções acessíveis, todas as urnas eletrônicas têm condições de atender pessoas com deficiência visual. Além do uso do sistema Braille e da identificação mais evidente da tecla “5” no teclado da urna, também serão disponibilizados fones de ouvido para que pessoas cegas ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato por meio do uso de voz sintetizada.

Para promover a inclusão social e facilitar o voto de pessoas com deficiência auditiva, a Justiça Eleitoral aprimorou também os softwares já existentes e instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Os equipamentos contarão este ano com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as urnas eletrônicas preparadas para o pleito, indicando, para a pessoa votante, qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.

Auxílio

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm preferência no momento do voto. Elas podem ser auxiliadas no instante de votar, caso o presidente da mesa receptora de votos ateste que essa ajuda é fundamental. Nesse caso, podem ser acompanhadas por alguém de sua confiança, inclusive na cabine de votação.

Além disso, poderá, no dia das eleições, preencher o Formulário de Identificação de Eleitor com Deficiência ou Mobilidade Reduzida para autorizar o juiz eleitoral a anotar a circunstância (deficiência) no cadastro eleitoral.

Com informações do TSE

Eleições Gerais: Ascom do TRE-BA credenciará jornalistas até esta sexta (30/9)

Equipes de rádio, jornal impresso, site e TV deverão preencher formulário de solicitação de acesso à Sala de Imprensa, montada na sede do Regional, para a cobertura das eleições do domingo (2/10) 



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Assessoria de Comunicação Social e Cerimonial (Ascom), reabriu o credenciamento para jornalistas que irão trabalhar na cobertura das Eleições Gerais, em 2 de outubro. Para solicitar acesso à Sala de Imprensa, os profissionais deverão preencher formulário, disponível no site do TRE-BA. As informações deverão ser enviadas até esta sexta (30/9)

Clique para acessar formulário 

Serão credenciadas equipes de rádio, jornal impresso, site e TV, com o quantitativo restrito a dois profissionais por equipe, no caso de rádio, impresso e site. Os grupos de televisão poderão credenciar até três profissionais para realizar a cobertura do pleito na sala de imprensa do TRE-BA.

Ascom TRE-BA

Confira as orientações do TRE-BA sobre protocolos sanitários no dia da votação

Equipamentos de proteção serão distribuídos aos integrantes das mesas receptoras de voto no dia do pleito 



Com o objetivo de garantir a proteção sanitária das pessoas que estarão a serviço da Justiça Eleitoral nas seções de votação, no dia das Eleições Gerais de 2 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibilizou equipamentos de proteção individual (EPI) para os cartórios eleitorais entregarem àqueles que atuarão nas mesas receptoras de voto. No kit de combate à Covid-19 constam frascos de álcool em gel e máscaras de proteção individual.

Na Bahia, o TRE seguirá o decreto do Governo do Estado que desobrigou, em 12 de abril deste ano, o uso de máscaras em locais fechados. A medida foi adotada a partir da diminuição na curva dos casos de contaminação por coronavírus.

A distribuição dos itens de proteção atende à preocupação da Justiça Eleitoral com a saúde e segurança dos seus colaboradores, mas vale ressaltar que, conforme legislação vigente, o uso das máscaras será facultativo, tanto para os eleitores quanto para os convocados para atuar no dia do pleito. O Eleitoral baiano também ressalta que não será exigida a apresentação da carteira de vacinação nos locais de votação para acesso dos cidadãos às seções eleitorais. 

Ascom TRE-BA; PS

Mais de 1,8 milhão de eleitores baianos já baixaram o e-Título

Aplicativo pode substituir título de eleitor de papel e deve ser baixado até sábado (1º/10); no domingo (2/10), dia das Eleições Gerais, o download do app será bloqueado



Mais de 1,8 milhão de eleitores baianos já fizeram o download do e-Título e ativaram o aplicativo em seus aparelhos celulares. O dado consta em relatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado nesta terça (27/9). Disponível nas lojas App Store e Google Play, a versão digital do título de eleitor pode ser baixada até sábado (1º/10), véspera do pleito. No domingo (1º/10), dia da votação, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir da segunda-feira (3/10).

Em todo o país, conforme o TSE, quase 30 milhões de eleitores fizeram o download do e-Título. Apenas neste mês de setembro, foram feitas, aproximadamente, 7 milhões de ativações, com pico nos últimos dois dias. Na segunda-feira (26/9), o aplicativo atingiu o recorde de 1,3 milhão de downloads em um único dia.

Funcionalidades

Em funcionamento desde as eleições de 2018, o e-Título é gratuito e pode ser usado como uma versão digital do título de eleitor, além de permitir consultas ao local de votação, realizar pedido de justificativa de ausência, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

Desde que possua foto, o e-Título pode ser utilizado como documento de identificação no momento da votação. Aos eleitores que ainda não fizeram o download do aplicativo, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta que o faça o quanto antes. Conforme o TSE, o app já é o mais baixado nas lojas das plataformas digitais.

Ranking

Quarto maior colégio eleitoral do país, a Bahia ocupa o mesmo lugar no ranking de downloads do aplicativo. São Paulo lidera o ranking, com 8,1 milhões de downloads. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, com 2,8 milhões de usuários ativos. Em terceiro lugar aparece Minas Gerais, com 2,4 milhões de download. A Bahia ocupa o quarto lugar, com 1,8 milhão de aplicativos baixados. Na quinta posição, está o Paraná, com 1,7 milhão. 

TRE-BA Ascom; CM

Faltam 4 dias: eleitores contarão com tempo a mais para conferência do voto na urna eletrônica

O objetivo é estimular a conferência do voto antes do acionamento da tecla de confirmação



Nas Eleições Gerais de 2022, as eleitoras e os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. O objetivo é estimular a conferência do voto antes da confirmação. Este ano, serão escolhidos candidatos para cinco cargos. O primeiro turno do pleito acontece neste domingo, dia 2 de outubro.  

Pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. 

O primeiro cargo a ser preenchido na urna é para deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual (com cinco dígitos). Depois, deve votar para senador (com três dígitos), e, então, para governador (dois dígitos). O último voto será para presidente da República (com dois dígitos). 

Simulador de Votação

simulador de votação na urna eletrônica para as eleições deste ano, disponível no Portal do TSE, já conta com o tempo a mais para a confirmação do voto. Treinando na ferramenta com antecedência e observando como funcionará o tempo para a conferência do voto, o eleitor contribuirá para reduzir o tempo de espera nas seções eleitorais.

Treine o voto no simulador de votação.

Com informações do TSE 

TRE-BA realiza Cerimônia de Emissão da Zerésima neste sábado (1º/10)

Procedimento consiste em confirmar a inexistência de votos computados no Sistema Gerenciamento da Totalização dos Resultados (SISTOT); cerimônia é aberta ao público 



O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará - neste sábado (1º/10), véspera das Eleições Gerais - a cerimônia de emissão do relatório da zerésima do Sistema Gerenciamento da Totalização dos Resultados (SISTOT). O evento, marcado para 13h, será aberto ao público e ocorrerá na Sala de Sessões do órgão, localizado no Centro Administrativo (CAB). A emissão do documento comprova a inexistência de votos computados no sistema que fará a totalização das Eleições Gerais no Estado.

Representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, fiscais, delegados e delegadas dos partidos, das federações de partidos, das coligações, entidades fiscalizadoras e profissionais da imprensa foram convidados pela Comissão Apuradora das Eleições do Regional baiano para acompanhar a cerimônia.

Cartórios

Nas zonas eleitorais a cerimônia de emissão do relatório zerésima poderá ser agendada a partir das 14h, uma vez que o procedimento deve aguardar a finalização dos procedimentos no TRE, o qual será precedido da conclusão das atividades realizadas no âmbito do TSE.

Ascom TRE-BA, HS

Faltam 5 dias: saiba mais sobre voto obrigatório e voto facultativo

Na Bahia, mais de 11 milhões de eleitores estão aptos a participar do pleito deste domingo (2/10) 



No próximo domingo (2/10), mais de 11 milhões de eleitoras e eleitores baianos poderão escolher candidatas e candidatos para ocupar os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal e estadual ou distrital. Mas você sabe para quem o voto é obrigatório e quem pode optar por não exercê-lo?

Constituição Federal estabelece que a soberania popular deve ser manifestada “pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”. Porém, o parágrafo 1º do artigo 14 da Carta Magna distingue duas categorias de eleitorado para as quais, respectivamente, o voto é obrigatório ou facultativo nas eleições.

Conforme o dispositivo constitucional, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Uma questão de cidadania

Importante lembrar que o exercício da cidadania começa pela escolha dos representantes da população para os cargos dos Poderes Executivo e Legislativo nas esferas federal, estadual ou municipal.

Por isso, é fundamental que todos os eleitores – mesmo aqueles para os quais o voto é facultativo – compareçam às urnas eletrônicas no domingo (2/10), primeiro turno das Eleições Gerais, e no dia 30 de outubro (em eventual segundo turno) para contribuírem com a definição do destino do país.

Números

Conforme estatísticas da Justiça Eleitoral, houve um aumento de 8,64% do eleitorado baiano desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. Naquele pleito, 10.393.170 milhões de cidadãos estavam aptos a comparecer às urnas.

No Brasil, o voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para pessoas acima dos 70 anos e para os analfabetos. Nas eleições deste ano, 177.548 jovens irão votar na Bahia, número que, em 2018, era de 104.674, o que corresponde a um aumento de 69,62%. Já o eleitorado acima de 70 anos corresponde no estado soma 1.015.668 eleitores. 

Com informações do TSE

Eleições Gerais: mais de 136 mil mesários contribuirão para realização do pleito na Bahia

Dados são parciais e estão disponíveis na página de estatísticas do TSE; até o momento, as mulheres representam 69% dos mesários convocados no estado 



O perfil dos mesários e mesárias que atuarão nas Eleições Gerais deste ano, com o primeiro turno marcado para o próximo dia 2 de outubro, pode ser consultado no Sistema de Estatísticas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na Bahia, conforme dado parcial, mais de 136 mil pessoas já foram convocadas para contribuir com a Justiça Eleitoral no estado. Desse número, 69% são do gênero feminino. Os dados são desta segunda-feira (26/9).  

Em relação à última Eleição Geral, realizada em 2018, o estado já registra aumento no número de mesários: de 126.622 para 136.127. Os números divulgados são parciais e estão sendo atualizados de forma gradativa.  

Quem são os mesários baianos? 

As mulheres são maioria na população baiana. Reflexo desta realidade, o número de mulheres (93.619) até agora nomeadas como mesárias no estado é também maior que o de homens convocados (42.508). 

A diversidade e pluralidade dos baianos também estão representadas entre aqueles convocados pela Justiça Eleitoral. De acordo com os dados já apresentados, o total de mesários e mesárias com deficiência que atuarão na Bahia é de 148. Dentre os mesários, 65 atuarão com uso de nome social. 

Mesário Voluntário 

Com o objetivo de aproximar a sociedade das atividades eleitorais e da função institucional da Justiça Eleitoral, o TRE baiano possui o projeto Mesário Voluntário, em ação desde 2008 em todo o estado. A proposta é facilitar a convocação dos cidadãos e cidadãs para participarem das eleições. Até o momento, 37.336 dos mesários no estado são voluntários, o que representa 27% dos nomeados. 

A inscrição é permanente e pode ser realizada por meio do site do TRE-BA, na aba: Eleitor e Eleições > Mesários > Seja um mesário voluntário: Inscreva-se. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo e-Título. 

Benefícios  

Além de contribuir com o processo democrático brasileiro, os mesários fazem jus alguns benefícios, a exemplo de: 02 (dois) dias de folga por cada dia trabalhado, 01 (um) dia de folga para o dia do treinamento, ambos sem desconto no salário; auxílio-alimentação; critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital); além de 30 horas de crédito na grade extracurricular nas instituições de ensino superior conveniadas à Justiça Eleitoral. 

Convocação 

Os mesários podem ser convocados por e-mail, carta ou pelo WhatsApp oficial da Justiça Eleitoral baiana. Pelo aplicativo de mensagens, foi desenvolvido um sistema próprio, pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA, chamado de Sistema de Gestão de Convocações Eleitorais (SGCE). 

Confira a reportagem da TV TRE-BA sobre mesários:

Ascom TRE-BA; PS

Eleições Gerais: BIOEX permitirá a identificação biométrica de mais de 70 mil eleitores na Bahia

Importação de dados de entidades públicas parceiras permitirá que cidadãos não biometrizados pelo TRE-BA, porém aptos a votar, sejam identificados por digitais, nas eleições de domingo (2/10) 



Eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia poderão ser identificados pela impressão digital em 2 de outubro. A ação é parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), do Tribunal Superior Eleitoral. Seis entidades públicas parceiras da Justiça Eleitoral vão permitir o aproveitamento de dados dos cidadãos que estão aptos a votar nas eleições gerais deste ano.  

Assista vídeo do TSE  

A maior parte dos dados será importada do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e um menor percentual virá dos institutos de identificação dos estados. No dia da eleição, as informações repassadas pelos órgãos conveniados serão validadas pelo TRE-BA.  

O processo vai funcionar em cada seção eleitoral, quando o cidadão usar a impressão digital para se identificar. Se a identificação for feita com sucesso, a urna eletrônica vai registrar a informação para que, posteriormente, os dados biométricos do eleitor sejam inseridos no cadastro eleitoral. Independentemente da validação, o eleitor poderá votar.  

Segundo o TSE, a Bahia tem 72.287 cidadãos que tiveram seus dados importados por meio do Bioex. Esse número corresponde a 0,73% do eleitorado baiano. A estimativa é que 9,8 milhões pessoas em todo o país tenham as digitais conferidas na hora do voto. Este número representa mais de 8% do total de biometrias do eleitorado apto a votar em 2022 no Brasil. 

Eleitores aptos ao Bioex na Bahia: distribuição por município

Informações integradas

Criado em 2017, o Bioex visa acelerar o processo de cadastramento biométrico que, atualmente, reúne dados de aproximadamente 120 milhões de pessoas. Desde a eleição de 2018, cerca de 5 milhões de registros foram aproveitados para fins eleitorais e, no pleito de outubro, esse número poderá chegar a quase 15 milhões, caso esses novos dados sejam validados. 

No pleito de 2020, com a pandemia e as medidas adotadas pelo TSE para conter o coronavírus, a validação biométrica nas urnas eletrônicas foi suspensa. Em 2022, este processo está sendo retomado, o que possibilita também o prosseguimento do projeto Bioex. 

De acordo com o secretário de Tecnologia de Informação e Comunicação do TRE-BA, André Cavalcante, o objetivo é evitar burocracia e facilitar a vida do eleitor, já que o Bioex dispensa a necessidade de nova biometria. “Com informações integradas, a Justiça Eleitoral também garante uma economia relevante para os cidadãos e para o poder público”.

Ascom TRE-BA; CB