Páginas

domingo, 3 de outubro de 2021

Comitiva do TRE-BA acompanha eleição suplementar em Firmino Alves

Pleito ocorre neste domingo (3/10), das 7h às 17h; mais de 4.500 eleitores da cidade deverão retornar às urnas para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito


Uma comitiva do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está em Firmino Alves para acompanhar os trabalhos relativos à eleição suplementar e auxiliar a 137ª Zona Eleitoral na condução do pleito que ocorre no município neste domingo (3/10). O objetivo é garantir que a votação ocorra de forma transparente e segura. A expectativa é de que mais de 4.500 eleitores retornem às urnas para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.  

A comitiva acompanha importantes etapas para a realização da votação, a exemplo do transporte das urnas de Itororó, sede da 137ª ZE, para Firmino Alves; e do sorteio da urna que, também neste domingo (3/10), passa pela auditoria da votação eletrônica. A urna sorteada pertence a 98ª seção. A auditoria é realizada em paralelo ao peito, cumprindo com o mesmo horário: das 7h às 17h. 

Para a secretária-geral da Presidência, Thaís Habib, “a realização da auditoria em uma eleição suplementar integra o compromisso da Justiça Eleitoral em, cada vez mais, atestar a transparência, segurança e confiabilidade da votação eletrônica. Estamos aqui para, mais uma vez, comprovar a lisura do nosso processo eleitoral e apoiar o grande trabalho que vem sendo executado pela 137ª Zona Eleitoral”, destacou. 

O secretário de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL), Victor Mesquita, explicou como acontece a auditória. “É realizado um comparativo entre votos em papel e os votos da urna eletrônica. Esses votos são digitados na urna sorteada, um a um, durante o período normal de votação. Ao final, serão abertos os dois resultados: o do voto preenchido em papel e os digitados no equipamento eletrônico. Esses resultados deverão coincidir. O objetivo é comprovar que não houve qualquer tipo de adulteração na votação eletrônica. É importante destacar que o TRE da Bahia fará transmissão da auditoria através do nosso canal do Youtube para possibilitar que os cidadãos de Firmino Alves, da Bahia, do Brasil e do mundo acompanhem o procedimento e vejam a transparência do processo”, contou.

Todo o procedimento da auditoria da votação eletrônica em Firmino Alves está sendo gravado e poderá ser monitorado por autoridades públicas, representantes de entidades e partidos, além de também poder ser acompanhado publicamente por qualquer cidadã ou cidadão, por meio de transmissão ao vivo pela TV TRE-BA, canal oficial do Eleitoral baiano no YouTube.  

Integram também a comitiva que acompanha de perto os trabalhos da eleição suplementar em Firmino Alves: a secretária Judiciária Remota do 1º Grau de Jurisdição, Hercília Barros; a assessora de Comunicação Social e Cerimonial, Daniele Silva; o chefe da Ouvidoria, Venícios Belo; os demais membros da Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica, Athiê Marcos Assis Ramos, Adailda Martins dos Santos, Sérgio Ricardo Sacramento de Oliveira, Vanessa Rosa Moreira Silva, Maria Carolina Prado Medrado e Thaissi Neves Sampaio; a servidora Fernanda Miranda, além da jornalista Hellene Silva. 

Entenda 

A eleição suplementar foi convocada após o TSE julgar o agravo regimental interposto em um recurso eleitoral e manter o indeferimento do registro de candidatura de José Aguinaldo dos Santos. Com a decisão do TSE, os votos a ele conferidos foram anulados e, por isso, uma nova eleição precisa ser realizada no Município. A eleição é regida pelas disposições do Código Eleitoral e pela Resolução 24/2021, publicada pelo TRE-BA. A diplomação deverá ocorrer até o dia 18 de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário