Páginas

segunda-feira, 5 de julho de 2021

TRE-BA institui Planejamento Estratégico 2021-2026

A nova Estratégia segue as diretrizes da Resolução CNJ n.° 325/2020, as especificidades e as prioridades do Órgão para os próximos anos


O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia TRE-BA) instituiu seu Plano Estratégico Institucional (PEI) para o ciclo 2021-2026, mediante publicação da Resolução Administrativa n.º 18/2021.

O Planejamento Estratégico é um instrumento dinâmico que orienta a gestão, já que estabelece a missão, visão, valores, atributos, objetivos, indicadores de desempenho, metas e iniciativas estratégicas da organização para um determinado período.

Diante do seu caráter diretivo, ao PEI devem estar alinhados todos os demais planos confeccionados pelo Tribunal, a exemplo dos Planos de Gestão, dos Planos Estratégicos Setoriais (PES), além da proposta orçamentária e de outros planos tático-operacionais.

De forma participativa, os trabalhos foram desenvolvidos sob a supervisão da Secretaria de Planejamento de Estratégia e de Eleições (SPL) no período de março a junho de 2021, e contaram com a contribuição da sociedade e do público interno em pesquisas de diagnóstico, bem assim dos gestores do Órgão em diversos encontros on-line.

Com base nos principais desafios a serem enfrentados pelo TRE-BA, foram definidos 11 objetivos estratégicos para o próximo ciclo: Fortalecer a relação institucional com a sociedade; Prestar serviço de qualidade ao público; Fomentar a educação para a cidadania; Aumentar a agilidade e a produtividade na prestação jurisdicional; Combater a corrupção, a improbidade administrativa e os ilícitos eleitorais; Promover a sustentabilidade ambiental; Aperfeiçoar a Governança e a Gestão Administrativa; Melhorar a comunicação administrativa; Aprimorar a Gestão de Pessoas; Promover a melhoria contínua da Governança e da Gestão de TIC e Aperfeiçoar a Gestão Orçamentária e Financeira. Todos esses objetivos estão retratados no novo Mapa Estratégico.

Os objetivos terão seus desempenhos medidos por 42 indicadores estratégicos e serão impulsionados por 32 iniciativas estratégicas, dentre programas, projetos e ações. Considerando que o ciclo 2016-2021 ainda não foi encerrado, a execução e o monitoramento do novo PEI serão iniciados em janeiro de 2022.

Para a sociedade, o Regional pretende entregar os seguintes atributos de valor: Acessibilidade, Agilidade, Credibilidade, Efetividade e Inovação, merecendo destaque iniciativas relacionadas ao “Uso de Inteligência Artificial”; “Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais” e “Racionalização dos Gastos”. Já para o público interno, serão implementadas, por exemplo, ações voltadas à “Promoção de Saúde dos Servidores”; “Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação”; “Gestão da Mudança” e “Gestão do Conhecimento”.

Uma vez definidas essas prioridades no PEI, é possível direcionar corretamente esforços para a realização da missão institucional de “Garantir a legitimidade do processo eleitoral”, e para o alcance da sua visão de futuro: “Fortalecer a credibilidade da Justiça Eleitoral, prestando serviços de qualidade e promovendo a cidadania”. Confira AQUI todo o material da nova Estratégia.

Texto: Seção de Planejamento Estratégico

Nenhum comentário:

Postar um comentário