Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2021

TRE-BA reformula site sobre enfrentamento à desinformação visando Eleições de 2022

Endereço virtual já está no ar com uma série de conteúdos multimídia apresentados em linguagem simples e direta; objetivo é favorecer cenário ético, democrático e transparente às Eleições Gerais


Eleitores, políticos e partidos baianos ganharam novo endereço virtual com conteúdo multimídia sobre o enfrentamento à desinformação. Reformulado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), já está no ar novo site sobre o tema, com o objetivo de garantir que as Eleições Gerais de 2022 aconteçam em um cenário ético, democrático e transparente.


De acordo com o presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-BA, Victor Xavier, a ideia é enfrentar boatos, notícias falsas, conteúdos descontextualizados, ou até maliciosos, difundindo informação de qualidade. “Estamos empenhados em prestar esse serviço ao eleitorado baiano, afinal de contas, o direito ao voto deve ser exercido de forma livre, sem interferências que induzam o eleitor ao erro. O fortalecimento da democracia é o nosso objetivo”, afirma Xavier.

Com textos, fotos, vídeos e links para redes sociais, o site tem linguagem simples e direta e está dividido em seis seções. A primeira, conceitua a desinformação, observando que ela pode ser usada com a intenção de enganar o público ou compartilhada sem que as pessoas saibam que aquilo não é verdadeiro ou vindo de fonte confiável.

Na seção “Fique atento”, o público terá acesso a uma série de cuidados necessários ao receber uma informação antes de repassá-la. É preciso refletir sobre os interesses por trás de todo texto, foto, vídeo ou áudio, desconfiar de linguagem alarmante e de informações organizadas em textos mal escritos e mal formatados.

Também é fundamental verificar o mesmo conteúdo em outras fontes, conferir data e autor, suspeitar de mensagens enviadas por desconhecidos e não entrar em teorias da conspiração. Aquelas correntes enviadas por familiares em aplicativos de mensagem instantânea devem ser quebradas, assim como é importante não repassar piadas sem saber o contexto.

Aos fatos

O site do TRE-BA traz ainda uma seção de Checagem, destacando o projeto “Fato ou Boato”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma coalizão de checagem de fatos sobre o processo eleitoral no Brasil. Para confirmar o que é notícia e o que é inverdade nas publicações da imprensa, o site deixa os links do portal G1 e da Agência Lupa.

Na seção “Conteúdo relevante”, em que destaca o que é necessário de ser compartilhado. Esta seção traz um artigo mostrando que todo eleitor deve saber que espalhar fake news pode responsabilizar quem o faz por crime contra a honra, além de entrevista com o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, na qual afirma que questionar a segurança da urna eletrônica é um pensamento retrógrado.

Uma galeria de vídeos aborda temas como a história do voto no Brasil, a segurança do processo eleitoral, discursos de ódio no cenário político e um pronunciamento do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizando que o voto eletrônico pode ser verificado e auditado a qualquer tempo.

Por fim, o público tem acesso ao link para a conta do TRE-BA no Twitter, rede social na qual a maior parte do debate político acontece atualmente.

CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário