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quarta-feira, 23 de junho de 2021

Fortalecimento jurisdicional e Banco de Narrativas são pautas de encontro de assessores dos TREs

Evento faz parte da IV Reunião Virtual do Coptrel


A Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) participou, na manhã desta quarta-feira (23/06), da IV Assembleia Geral Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Promovido pelo Regional de Roraima (TRE-RR), o evento reuniu profissionais dos 27 TREs e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), servindo de espaço para reflexão e discussão sobre os trabalhos realizados pela Justiça Eleitoral brasileira sobretudo no quesito interlocução junto aos formadores de opinião e ao eleitorado.

Um dos principais tópicos foi o fortalecimento da imagem institucional abordado por Laura Gracindo, coordenadora de Imprensa do TSE, que também apresentou o Manual Sobre Narrativas – Sistema Eleitoral. O documento foi criado para entender e monitorar argumentações mal intencionadas, rebatendo-as de maneira técnica. O objetivo é minimizar os impactos das desinformações relacionadas à JE e ao processo eleitoral.

Banco de Narrativas

No Banco de Narrativas, elaborado pela Assessoria de Comunicação do TSE, com a colaboração do Grupo de Trabalho da Comunicação, é possível ter acesso a conteúdos técnicos. A ideia é unificar o discurso. “Nele estão os principais pontos que temos respondido à imprensa. Para isso, juntamos os questionamentos mais recorrentes e elaboramos as respostas”, explicou Laura. O guia deverá ser adaptado para a realidade de cada Eleitoral.

Dentre os tópicos compilados no Banco de Narrativa estão as auditorias do voto impresso e do sistema eletrônico de votação; as etapas de fiscalização; a segurança das urnas eletrônicas; contestação de fraudes, dentre outros temas relevantes.

Campanhas

Na sequência, Fábia Galvão, coordenadora de Mídias Sociais, Portais e Campanhas do TSE, compartilhou questões relacionadas ao manual de aplicabilidade da logomarca da Justiça Eleitoral, que traz informações sobre assinatura de e-mails e sua aplicação nas fachadas de Cartórios.

Em relação ao conteúdo que está sendo desenvolvido em parceria com a Procuradoria Geral da República (PGR), o material fala sobre lendas e verdades relacionadas à campanha eleitoral antecipada. O conteúdo visa esclarecer como deve ser feita a denúncia e quem são os autores.

A campanha de incentivo à participação feminina na política está prevista para iniciar na primeira quinzena de julho. Já a campanha sobre a confiabilidade da urna eletrônica tem previsão para o mês de agosto. Outras peças midiáticas também foram mencionadas, a exemplo da atração de novas lideranças para a política, o combate à desinformação, o incentivo ao voluntariado do mesário, jovem eleitor e sobre a conscientização do eleitor.

Aprovada para as redes sociais, destaca-se o combate à Covid-19 em 2021. Um dos tópicos relevantes para a campanha que ressalta as mudanças nos processos cartorários, a importância da vacinação e os protocolos sanitários para o voto com segurança.

Por fim, Tatiana Cochlar, coordenadora de Rádio e TV do TSE, apresentou as melhorias e prospecções do canal da Justiça Eleitoral no Youtube. A partir do mês de julho, o estúdio de TV do TSE passará por reformas para ampliar suas atividades, passando a ser um estúdio e espaço para fotografia. Os cenários montados deixarão de existir, buscando linguagem youtuber, menos televisiva e mais voltada para internet. Com isso, os produtos serão disponibilizados no canal oficial do órgão, onde os interessados poderão compartilhar em suas programações.

HS

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